quarta-feira, 31 de janeiro de 2007



Invista em você!

Matéria exibida pela Revista Veja ¨edição especial¨ Junho de 2006 com o título Mulher.

Há quem diga que manter uma boa forma é como pagar um consórcio de carro. Faz-se um grande investimento antes para usufruir do benefício tempos depois.
Essa é uma das razões pelas quais a ginástica, à primeira vista, pode parecer desestimulante a muita gente. Dá preguiça, os resultados demoram a aparecer e é preciso ter tempo livre. Quem hoje tem duas horas disponíveis para gastar em uma academia? Mas não há dúvidas de que qualquer esforço compensa. E muito.
Infelizmente, as perdas de músculo, osso, força e até de altura se acentuam com a idade. A regressão dos números se inicia aos 25 anos, quando a mulher começa a ter a sua capacidade aeróbia reduzida de 1% a 2% a cada ano. A ladeira tem sentido único, para baixo. Aos 35 anos, a mulher começa a perder de 140 a 170 gramas de massa muscular por ano. Aos 45, na pré-menopausa, as alterações para pior se aceleram. Até a estatura reduz entre 0,3 e 0,4 cm ao ano.
Aos 55 anos, com a menopausa é o ápice. Tudo muda. A perda óssea anual já é de até 2%. Porém, tanto o exercício regular quanto a boa alimentação podem miniminizar ou mesmo retardar o aparecimento dessas perdas. E não se trata só de cultivar um corpo malhado, é muito mais do que isso. Ao estimular a resistência física e a força muscular, a mulher melhora a auto-estima, sua produtividade e a capacidade de trabalho. Quem se exercita costuma esbanjar disposição – e é aí onde se vê a diferença. O exercício físico regular também aprimora o desempenho sexual e aumenta a Expectativa de Vida, com muito Mais Qualidade e um risco ainda menor de contrair doenças. Não há prejuízos, só ganhos, em fazer da atividade física um hábito diário e prazeroso.
Seguem abaixo alguns depoimentos de praticantes de atividade física.
*Janaína Ventura – idade 28 anos
Atividade física= musculação e ginástica localizada 5 vezes por semana Corrida e spinning duas vezes. Como se sente: Sempre fui muito magra. Com a malhação, moldei meu corpo. Adquiri músculos e uma silhueta bem torneada.
*Ana Paula Aluna – idade 36 anos
Atividade física = caminhada e ginástica localizada, cinco vezes por semana, evita frituras, gorduras e doces. Como se sente: Fico aliviada do stress e da ansiedade, perdi o peso que ganhei na gravidez e estou bem mais disposta para as tarefas diárias.
*Silvana Braga Coelho – 43 anos
Atividade física = musculação cinco vezes por semana, corrida, caminhada e alongamento. De segunda a sexta, não come doces nem frituras. Como se sente: Com a atividade física tudo mudou na minha vida, especialmente o meu corpo. Minha disposição aumentou 100%.
*Eliane Gonzáles – 56 anos
Atividade física = ioga seis vezes por semana, ginástica localizada 3 vezes por semana e caminhada diariamente. Como se sente: Tinha alergia e gastrite pelo nervosismo do trabalho. Hoje não tenho mais nada. Mudei o meu corpo e até a minha mente.
*Anna Saraiva - 65 anos
Atividade física = caminhada diária, ginástica localizada e musculação quatro vezes por semana. Não como mais frituras nem doces. Como se sente: Não sinto mais dores no corpo nem nas costas e hoje tenho bastante força muscular, além de ter aumentado a minha elasticidade.