domingo, 11 de fevereiro de 2007

A História do Futsal


HISTÓRIA DO FUTSAL

Brasileiro ou Uruguaio? É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do futsal, que surgiu com o nome de futebol de salão e em 1989, quando passou para a tutela da Fifa, ganhou o nome de futsal. Alguns contam que o futsal apareceu na década de 30 na ACM (Associação Cristã de Moços) de Montevidéu e que seu criador teria sido o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, falecido no ano de 1996. Outra corrente afirma que a modalidade surgiu foi na ACM de São Paulo, praticada por alguns jovens em quadras de basquete. O certo é que o futsal foi regulamentado e começou a ser praticado realmente no Brasil.Em São Paulo surgiu a primeira entidade da modalidade da qual se tem notícia até hoje, a Liga de Futebol de Salão da ACM, criada pelo paulista Habid Maphuz, em 1952. Dois anos depois foi fundada a primeira federação deste esporte no mundo, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atualmente com o nome de Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro O primeiro livro de regras foi lançado em 1956 pelo paulista Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, posteriormente adotado pela entidade que comandava o futsal mundial na época, a Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão), com algumas modificações. Depois desta primeira fase de estruturação, surgiu a Fifusa que dominou o futsal mundial até 1989, época em que a Fifa começou a regulamentar o futsal. Conseguindo ter aprovada a maioria de suas regras na nova regulamentação da entidade máxima do futebol, o Brasil se desligou da Fifusa e desde 1989 está filiado à Fifa. O Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, é o atual Presidente da Comissão de Futsal da Fifa.

Cronologia do Futsal

1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.
1954 - Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.
1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.
1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.
1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.
1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.
1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente da FIFUSA é João Havelange.
1981 - A CBFS consegue sua sede própria.
1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal, no ginásio do Ibirapuera em São Paulo, e o Brasil torna-se o primeiro campeão mundial vencendo o Paraguai.
1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se bi-campeão vencendo a própria Espanha.
1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.
1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.
1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.
1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.
1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.
2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.
2002 - É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.
2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".

REGRAS

A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros.As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 1 (um) metro de qualquer obstáculo (cerca ou alambrado).
A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo 5 (cinco) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
É vedado o início de uma partida sem que as equipes contém com um mínimo de 5 (cinco) atletas, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficarem reduzidas a menos de 3 (três) atletas.
O número máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7 (sete).
O Tempo de duração de uma partida é de 40 minutos , cronometrados, divididos em dois períodos de 20 minutos cada, com tempo máximo de 10 minutos para descanso entre ambos, para as categorias Principal e Juvenil. Considerando a menor resistência do organismo em formação, e não poder-se exigir de atletas de reduzida idade um excessivo esforço físico, os tempos de duraçào da partida, na categoria Infantil, serão de 30 minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 15 minutos cada, com o máximo de 10 minutos de descanso entre ambos, sendo que:
Para o Futsal feminino o tempo de duração das partidas será o mesmo estabelecido para a categoria Infantil;
Para as outras categorias, em suas faixas de idade, a entidade máxima poderá determinar ou homologar a fixaçào de tempo especial de duraçào da partida. O controle do tempo será de responsabilidade de um cronometrista.
Tiros livres são os chutes desferidos, quando da reposição da bola em jogo, em razão da paralização da partida por assinalação de alguma infração.
Os tiros livres classificam-se em duas categorias: o tiro direto, através do qual se pode consignar diretamente um tento contra a equipe que cometeu a infração e tiro livre indireto, através do qual não se pode consignar diretamente um tento, salvo se a bola, antes de entrar na meta, seja tocada ou jogada por um atleta que não seja o executor do chute.
Se o atleta que for executar o tiro livre demorar mais de 4 segundos para movimentar a bola, sua equipe será punida com a marcação de um tiro livre indireto contra a mesma.
O retorno da bola à quadra de jogo dar-se-á com a movimentação da mesma com os pés no exato local onde saiu a bola, em qualquer direção, executado por um atleta adversário daquela equipe que tocou a bola por último.
Quando da realização de arremesso lateral, os atletas adversários deverão respeitar a distância de 5 metros de seu executor.
Se um atleta arremessar a bola contra sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido. O árbitro determinará que a partida seja reiniciada com cobrança de arremesso de canto a favor da equipe adversária.


DURAÇÃO DA PARTIDA

1- Iniciação I: (Chupetinha)
Crianças com 6 anos, ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 8 minutos. Sendo que só o primeiro tempo de 8 minutos será dividido em 2 períodos de 4 minutos e haverá troca obrigatória dos 5 jogadores iniciantes da partida.

2- Iniciação II: (Mamadeira)
Crianças com 7 anos, ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 10 minutos. Sendo que só o primeiro tempo de 10 minutos será dividido em 2 períodos de 5 minutos e haverá troca obrigatória dos 5 jogadores iniciantes da partida.

3- Fraldinha: Sub-9
Crianças com 8 e 9 anos ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 10 minutos. Sendo que só o primeiro tempo de 10 minutos será dividido em 2 períodos de 5 minutos e haverá troca obrigatória dos 5 jogadores iniciantes da partida.

4- Pré Mirim: Sub-11
Crianças com 10 e 11 anos , ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 10 minutos. Sendo que só o primeiro tempo de 10 minutos será dividido em 2 períodos de 5 minutos e haverá troca obrigatória dos 5 jogadores iniciantes da partida.

5- Mirim: Sub-13
Crianças com 12 e 13 anos , ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 12 minutos. Sendo que só o primeiro tempo de 12 minutos será dividido em 2 períodos de 6 minutos e haverá troca obrigatória dos 5 jogadores iniciantes da partida.

6- Infantil: Sub-15
Atletas com 14 e 15 anos , ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 15 minutos.

7- Infanto-Juvenil: Sub-17
Atletas com 16 e 17 anos , ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 15 minutos.

8- Juvenil: Sub-20
Atletas com 18,19 e 20 anos ou que completarão no ano da competição, 2 tempos de 20 minutos.

REGRAS DO JOGO - (Simplificadas)

1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.
2- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.
3- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária.
4- Na hora do pênalti o goleiro deverá ficar sobre a linha do gol, podendo movimentar-se exclusivamente sobre ela.
5- No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido.
6- No lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido.
7- No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o tento será válido.
8- No arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo colocada sobre ou junto a linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra de jogo, podendo mover-se levemente.
9- Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta , um tiro livre indireto (dois lances), será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.
*Obs. Na foto acima pode-se observar alguns dos atletas que alcançaram o estrelato, e que iniciaram a sua carreira no Colégio Bilac. O 1º da esquerda para a direita, em pé, é Gilmar, atleta que foi Campeão Mundial de Clubes pela equipe do São Paulo Futebol Clube, e que atuou em várias equipes do futebol brasileiro e mundial. O 2º é Edu, que atuava pela equipe Sub-20 do Sport Club Corinthians Paulista, e que transferiu-se para o futebol francês, onde encontra-se até hoje. Casou-se com uma ¨Bilaquete¨, residindo a família, atualmente na cidade de Paris. O 6º atleta agachado, é Dener, considerado como uma das maiores revelações do futebol brasileiro, tendo atuado pelas equipes da A.A. Portuguesa de Desportos e C.R. Vasco da Gama, além de ter atuado, algumas vezes, vestindo a camisa da ¨Seleção Brasileira¨. Faleceu tragicamente num acidente automobilístico na cidade do Rio de Janeiro. O 7º atleta visto agachado, é Sandrinho, Campeão Mundial de Futsal pela Seleção Brasileira da Modalidade e que além de atuar por várias equipes brasileiras, também atuou no Futsal italiano e espanhol. Sandrinho também casou-se com uma ¨Bilaquete¨.

3 comentários:

Khadú disse...

Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar. Tenho um grande carinho por você meu querido buzininha.

Mário Casimiro disse...

Amigo Buzinahá tempo que não nos vemos,mas a lembrança é sempre presente.
Fiquei contente em ter a oportunidade de lhe mandar um abraço carinhoso. Felicidades e um ótimo ano de 2012.

Marinho (preto) do Bosque da Saúde.

Unknown disse...

Este eh meu Bubu! Melhor professor e técnico do MUNDO INTEIRO! Nunca vou achar algm cmo vc